Quinta do Retiro Novo

A Quinta do Retiro Novo está situada em Sarzedinho, uma povoação muito pequena no vale do Rio Torto. Aqui se conjugam diversos factores que contribuem para a qualidade dos vinhos produzidos: a natureza do solo, a altitude, a localização, a baixa produtividade e a inclinação das vinhas.

A qualidade sai também reforçada pelas castas plantadas na Quinta, pela sua idade (algumas muito velhas), pelo seu modo de condução e densidade de plantação, entre outros factores. Todos estes aspectos são convertidos em pontuação, cuja soma determina a classificação final que é atribuída à propriedade. Na Quinta do Retiro Novo a soma excede 1200 pontos, resultado que a faz pertencer ao restrito grupo de quintas com a classificação "A".

A Quinta dispõe de um moderno Centro de Vinificação para a produção de Vinho do Porto e Douro, onde se transformam as uvas próprias e aquelas que são adquiridas a viticultores vizinhos.

Durante a vinificação é dada grande importância à conjugação da moderna tecnologia com as práticas tradicionais de fazer vinho. Assim, coexistem velhos lagares de granito para a pisa a pé das uvas - onde estas são esmagadas suavemente - com lagares de aço inoxidável em que um sofisticado robot simula com assinalável eficácia o trabalho humano da pisa a pé.